Protetores Solares Reprovados em Teste
Independente do verão, o protetor solar
é um item essencial para todos os dias, especialmente em um país como o
nosso. O problema é quando não funciona! O que? Isso mesmo! Pasmem!
A Pro-Teste Associação de Consumidores (Pro Teste) avaliou vários protetores
(fator 30) e chegou a uma triste conclusão: oito das dez marcas
avaliadas falham na eficácia. De maneira geral, os protetores L’Oréal
Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram os que se saíram melhor
na avaliação de eficiência do filtro solar.
Perdeu seu efeito protetor quando exposto ao calor.
As marcas reprovadas foram consideradas fotoinstáveis e não mantiveram
80% da proteção inicial após uma hora de uso a uma temperatura de 40º
(marcas reprovadas: Avon, Hélioblock, Nivea, Banana Boat e Sundown). A
marca Coppertone tinha a informação que era fator de proteção 30 quando o
teste mediu 25.
Não acusou o fator de proteção UVA.
De acordo com a pesquisa, somente as marcas: L’Oréal Solar Expertise,
Cenoura & Bronze e Natura tinham o fator de proteção UVA. O problema
é que em todos os rótulos indicavam que havia esse tipo de proteção. No
Brasil, a legislação não exige que tenha substâncias bloqueadoras dos
raios UVA, mas a Pro Teste faz um apelo a partir dessa pesquisa para que
a ANVISA passe a exigir isso. Você achou que acabou? Não!
Possuíam em sua composição benzophenone-3 – substância potencialmente cancerígena.
Essa substância já é proibida em vários outros países. Três marcas não
continham substância – L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e o
Hélioblock da La Roche-Posay.
A pesquisa avaliou os seguintes
aspectos: análise de rotulagem, composição, irritabilidade, hidratação,
proteção, resistência a exposição solar e teste em uso. Como vocês podem
ver, o teste foi bastante completo. Veja o quadro do teste (extraído da
Folha de São Paulo).
Gente, protetor solar precisa funcionar de forma eficaz! O
legal desse teste é ter considerado situações reais de uso, revelou que
nem sempre o mais caro é o melhor e que as empresas de cosméticos
precisam levar a sério os seus consumidores. Com certeza, esse teste vai
provocar uma reviravolta nas vendas dos protetores solares no verão de 2010.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e situações como essa
fazem se descarte as marcas que não se adéquam ao seu bem estar. Hello!
Proteção solar é essencial! Os riscos de câncer e o envelhecimento
precoce estão aí!
As empresas precisam acordar e pensar no “business” como uma troca – elas lucram e os clientes ganham em qualidade!
O que você achou disso tudo? Surpreendeu-se? Deixe sua opinião nos comentários (abaixo).
Fonte dos dados da pesquisa:
Repassem a informação!!! Isso é muito importante!!!
Bjus amiguinhus!!! Feliz Natal!!! Felicidades!!!